A importância de conhecer as gerações Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha nos negócios

Saber os comportamentos das gerações Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha é um factor de grande importância no meio empresarial.

Conhecer os comportamentos destas gerações vai permitir identificar os seus hábitos e características singulares com o objectivo de aproveitar todo o seu potencial para alcançar grandes resultados.

Dessa forma reuni algumas das principais características que definem estas gerações:

Geração Baby Boomers

Os Baby Boomers são as pessoas nascidas entre 1946 e 1964. O termo Baby Boomers foi criado como referencia a explosão demográfica que aconteceu depois do fim da Segunda Guerra Mundial, principalmente nos Estados Unidos, Canadá e na Austrália.

Esta geração surgiu na época da globalização, marcada pelo capitalismo e o consumismo, movimentos hippie, feminista e política social, factores que influenciaram o seu modo de agir e pensar.

Têm um padrão de vida estável e dão muita importância a experiência. Sofrem pouca influência da marca no momento da compra e preferem qualidade a quantidade. São firmes nas decisões e preferem produtos de grande qualidade.

Geração X

A Geração X são os indivíduos que nasceram entre as décadas de 60 e 80. São aqueles que têm uma visão revolucionária, muito por causa terem feito parte de momentos históricos, como em Portugal, o 25 de Abril.

Esta geração valoriza muito a estabilidade financeira e a ascensão profissional. Umas das suas principais características é medir o sucesso pessoal adquirindo bens palpáveis, como imóveis e automóveis.

Geração Y

Nasceram entre 1980 e 1990 e cresceram ligados à Internet e as redes sociais. É uma geração apaixonada pela produtividade e estão sempre em busca de um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Têm uma preocupação com o bem estar e valorizam a saúde.

Geração Z

É a geração que nasceu entre a década de 90 e os anos 2000 no meio num boom tecnológico. Procuram frequentemente novas oportunidades e colaborar com outras pessoas.
Têm uma energia empreendedora forte e gostam de fazer a diferencia na sociedade. Valorizam mais as experiências em detrimento a bens materiais.

Geração Alpha

São os nascidos a partir de 2010 no meio da era digital, que aprendem facilmente a usar a tecnologia. E a geração considerada mais independente e aberta a mudanças. É considerada a mais inteligente de sempre, devido ao acesso a ferramentas e estímulos que outras não tiveram.

Ficar a conhecer as várias gerações de uma sociedade e suas características é importantíssimo nos negócios, um dos principais factores para o sucesso.

Fábio Jesuíno – Startup Blog