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A era dos influenciadores digitais

A era dos influenciadores digitais
1 month ago Comentários fechados em A era dos influenciadores digitais

Num mundo cada vez mais digital, o poder de influenciar opiniões nas redes sociais têm cada vez mais um impacto em grande escala na sociedade.

No passado, apenas um grupo restrito de artistas e jornalistas ditavam as grandes tendências da moda e eram considerados grandes criadores de opinião pelos órgãos de comunicação social. Nesta nova era digital, as pessoas comuns ajudam a influenciar milhares pelo o mundo fora.

A democratização da internet deu voz a qualquer pessoa que tenha conhecimentos para usar as plataformas disponíveis para difundir os seus conteúdos e dessa forma tornarem-se celebridades do mundo digital com grande poder mediático.

Os influenciadores digitais são pessoas, personagens ou grupos que ganham grande popularidade nas redes sociais. Estes influenciadores criam uma grande variedade de conteúdos que acabam gerando um elevado numero de fãs que seguem as suas actividades com grande interesse e eventualmente partilham com outras pessoas.

Estes famosos da internet destacam-se pela produção de conteúdos de grande interessante e relevante para os seus blogs e nas redes sociais como Instagram, Facebook, YouTube e o Snapchat, permitindo dessa forma chegar a um grande numero de pessoas rapidamente. Através de conteúdos criativos para os mais diversos públicos, conseguem captar a atenção de uma grande quantidade de seguidores.

A influencia digital é uma das principais tendências na comunicação e está a crescer a um ritmo elevado, é actualmente componente importante nas estratégias de marketing digital das empresas, ao lado da publicidade nos motores de busca e redes sociais. Com uma taxa de conversão muito animadora, consegue destacar-se dos restantes meios de comunicação.

Segundo um estudo publicado pela Nielsen e Burst Media, em 2016, os influenciadores já representam 30% do investimentos em marketing e publicidade das empresas. Outro estudo, desenvolvido pela Nielsen Catalina Solutions, indica que este tipo de estratégia representa até 11 vezes mais retorno sobre o investimento em cooperação com outros meios.

Actualmente os influenciadores digitais de grande notoriedade atingem o sucesso, para alem de criarem conteúdos relevantes, conseguem gerir todos os seus canais das mais diversas plataformas de forma muito direcionada para os seus públicos e com grande consistência, com muito regularidade para que os seus seguidores fiquem ligados e mantenham o interesse.

Fábio Jesuíno