O futuro do marketing digital

O marketing digital têm crescido exponencialmente nos últimos anos, destacando-se como um das principais formas de comunicação das empresas.

Prever o futuro nesta área é um grande desafio, no meio de tantas novidades é fundamental para as empresas saber as principais tendências para prepararem uma estratégia de sucesso.

As principais tendências para os próximos anos no marketing digital:

Inteligência Artificial – Uma das principais tendências nos próximos anos funciona com base em algoritmos, que permitem às máquinas aprenderem sem serem explicitamente programados para esse fim. A inteligência artificial é hoje em dia utilizada nas mais diversas formas, como no Predective Customer Intelligence, que personaliza a experiência do cliente com base no seu comportamento de compra, atividade na internet ou redes sociais.

Mobile – Atualmente, a maioria dos acessos a internet têm origem em dispositivos moveis, por esse motivo, é fundamental ter um web site responsivo, adaptado ao computador, tablet e smartphone e com uma boa navegabilidade, proporcionando uma experiência ao utilizador agradável. O Google veio também confirmar este caminho, penalizando os web sites não adaptados aos dispositivos móveis nas pesquisas.

Vídeo – Nos últimos anos, os vídeos foram os conteúdos que tiveram o maior aumento de popularidade, consumindo a maioria do tráfego de internet. Os vídeos permitem apresentar um serviço ou produto de uma forma que seja mais facilmente compreenda pelo público. A facilidade de qualquer pessoa realizar uma transmissão em direto sem precisar de nenhum equipamento profissional veio tronar a utilização do vídeo mais forte.

Conteúdos – Os conteúdos voltam a estar em destaque como uma das principais formas para as marcas construirem progressivamente um relacionamento de confiança com o seu público alvo e dessa forma conquistarem a preferência.

Cibersegurança – Os ataques informáticos são cada vez mais frequentes e têm tido uma grande visibilidade ultimamente. Qualquer empresa seja pequena ou grande está sujeita a ter problemas de segurança que podem prejudicar a sua imagem e afetar gravemente o seu funcionamento, por esse motivo é prioritário o investimento em plataformas seguras, atualizadas e monitorizadas com frequência.

Saber as tendências na área do marketing digital é determinante, estar atendo ás novidades nesta área e aos seus principais indicadores é decisivo para o sucesso de uma organização ou marca.

Fábio Jesuíno